domingo, 8 de fevereiro de 2009

Aves 1 - 3 FC Vizela

O FC Vizela quebrou hoje a malapata que tem acompanhado a equipa nos jogos fora de portas e a série de empates das últimas jornadas ao vencer o Desportivo das Aves por 1 - 3.

Os vizelenses, sem perder desde 23 de Novembro, começaram e acabaram melhor um desafio recheado de oportunidades de golo, que ficou ainda marcado pelo enorme falhanço do guarda-redes Rui Faria, ao minuto 72, após livre de muito longe de Quim Berto.

Com este resultado, o Desportivo das Aves mantém os 23 pontos, mais um que o vizinho Vizela, em clara ascensão na tabela classificativa.

O Desportivo das Aves começou o jogo num clássico 4-4-2, sistema táctico que se revelou menos móvel que o 4-3-3 apresentado pelo Vizela, a equipa que entrou melhor no desafio.

Como resultado da maior velocidade de jogo e mobilidade dos seus jogadores, em especial dos (três) avançados, o Vizela ameaçou o golo logo ao minuto três, num cabeceamento de Feliciano, que apareceu desmarcado pela esquerda.

Não tardou o golo dos vizelenses, apontado ao minuto 17 pelo brasileiro Marques, reforço de Inverno (cedido pelo Leixões), que aproveitou uma falha de Tiago Valente, estreia pouco feliz do defesa emprestado pelo Paços de Ferreira, para marcar.

O Aves teve uma resposta positiva e até ao intervalo criou seis lances perigosos, com destaque para um cabeceamento à trave de Rui Miguel, ao minuto 26, que resultou na lesão do veterano jogador (33 anos), e, já nos descontos, duas "bombas" de Ricardo Nascimento.

O futebolista, que esta época já representou o Trofense, voltou a exibir qualidade no segundo tempo, com destaque para o livre directo de que resultou a merecida igualdade, ao minuto 58, após defesa incompleta de Riça e conclusão de Sami.

O Aves, melhor no jogo no segundo tempo, sofreu um duro revés ao minuto 72, quando Quim Berto, na cobrança de um livre muito longe da área, viu Rui Faria defender a bola para a sua baliza.

Este golo fez despertar a equipa do Vizela, que aproveitou o balanceamento ainda maior do Aves para lançar contra-ataques, com Williams e Bakero, outra estreia, a ameaçarem o golo (85 minutos), já depois da trave do Vizela e Riça impedirem a igualdade do Aves (88).

Já nos descontos, Pires, utilizado pelo técnico Paulo Alves no segundo tempo, sentenciou o jogo, ao desmarcar-se pela esquerda e a rematar cruzado à saída de Rui Faria.

Jogo no estádio do Clube Desportivo das Aves.

Desportivo das Aves - Vizela, 1-3.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Marques, 17 minutos.

1-1, Sami, 58.

1-2, Quim Berto, 72.

1-3, Pires, 93.

Equipas:
- Desportivo das Aves: Rui Faria, Sérgio Carvalho, Tiago Valente (Romeu Ribeiro, 46), Sérgio Nunes, Pedro Geraldo, Gouveia, André Carvalho, Vinicius, Ricardo Nascimento (Luciano, 68), Rui Miguel (Sami, 30) e Romeu Torres.

(Suplentes: Pedro, Luciano, Grosso, Sami, Octávio, Ruben Lima e Romeu Ribeiro).

- Vizela: Riça, Quim Berto, Cláudio, Hélder Sousa, Nuno Amaro, Guerra, André Cunha, Hélder Bruno Sousa (Kata, 82), Feliciano (Bakero, 60), Williams, e Marques (Pires, 73).

(Suplentes: Murta, Kata, Bakero, Luís Miguel, Pires, Moreira e Zezinho).

Árbitro: André Gralha (Santarém).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Sérgio Nunes (56), Guerra (63), André Carvalho (70), Romeu Torres (89).

Sem comentários: