Quem o revela é o Desportivo de Guimarães numa notícia assinada pelo jornalista Bruno Freitas."A Direcção do Vitória vai formalizar, em breve, os protocolos com vista à colocação dos jogadores da equipa de juniores que agora completam o período de formação, em clubes da região. De acordo com informações recolhidas pelo DESPORTIVO, o Vitória tem intenção de ‘distribuir’ os seus jogadores por três clubes, de escalões diferentes: o Vizela, da Liga de Honra, o Moreirense, da 2ª Divisão, e ainda o Serzedelo, da 3ª Divisão.
O objectivo da Direcção vitoriana é criar um grupo de clubes que possam acolhere rentabilizar os seus jogadores mais jovens. Nas temporadas mais recentes,a esmagadora maioria dos jogadores que terminaram a formação ficaram sem qualquerligação ao clube, pelo que a sua evolução deixou de ser acompanhada. Um cenário que tem levado a que muitos jovens não sejam aproveitados pelo Vitória, mas por outros clubes.
Veja-se o caso de João Aurélio, dispensado no final da temporada 2006/2007 e quena época passada foi aproveitado por Manuel Machado no Nacional da Madeira,após uma passagem pelo Penalva do Castelo.
Segundo foi possível apurar, o Vizela e o Serzedelo já mostraram interesseem contar com jogadores provenientes da equipa júnior do Vitória. O clube daLiga de Honra vai baixar, consideravelmente, o orçamento para a próxima temporada,depois das apostas falhadas nas duas últimas épocas. Por isso, aceitou de bom grado a proposta do Vitória, pelo que o treinador Paulo Alves vai contar com três ou quatro jogadores da equipa treinada por Luiz Felipe.
Um dos jogadores que deve mudar-se para Vizela é o ponta-de-lança Lucas, que apesar de ter contrato profissional com os vitorianos vai ser cedido para ser colocado a rodar. O Serzedelo, que recentemente confirmou a permanência na 3ª Divisão, aceitou igualmente os termos definidos pelo Vitória e vai contar no seu plantel com vários jogadores vitorianos. Por definir está ainda o protocolo com o Moreirense. É público que Mais profissionais no fim da época Emílio Macedo da Silva e Vítor Magalhães não se entendem, o que não impedirá o acordo. O vice-presidente vitoriano Paulo Pereiraassumiu esta pasta, mantendo contactos frequentes com Vítor Magalhães, com quem mantém uma boa relação. Apostado em lutar pela subida à Liga de Honra, o Moreirense não vai, tudo indica, fechar as portas aos jovens do Vitória.
Neste novo modelo, o Vitória irá assumir grande parte das despesas orçamentais.Ou seja, os clubes que receberem os jovens jogadores vitorianos não irão, tudo indica, pagar os seus vencimentos. Como contrapartida, o Vitória tambémgarantirá que pode voltar a ‘resgatar’ os jogadores sem ter de desembolsar umeuro. Ou seja, ficam todos a ganhar.Nem todos os jogadores que serão cedidos na próxima época irão assinar contrato profissional. Até ao final da temporada da equipa júnior, que só aconteceráno final do mês, os três ou quatro novos profissionais assinarão os respectivosvínculos. Actualmente, apenas Lucas, Diogo Lamelas e Dinis têm contrato profissional, mas apenas os dois últimos terão lugar na equipa sénior. Mesmotendo apenas contrato de formação, o guarda-redes Cláudio Ramos tambémtrabalhará sob as ordens de Manuel Cajuda durante a semana, mas irá continuara competir pela equipa júnior na próxima época.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário