segunda-feira, 13 de julho de 2009

Liga confirmou ao final da tarde a descida do FC Vizela

FC Vizela, Boavista e Gondomar vão todos participar na 2ª Divisão Nacional. O Boavista não conseguiu cumprir os pressupostos financeiros e a sua candidatura à Liga Vitalis foi arquivada. Depois disto a Liga convidou a FPF a indicar dois clubes que participaram na época passada na 2ª Divisão, para ocupar as duas vagas na Vitalis, que serão Penafiel e Carregado.


Depois dos últimos acontecimentos parece cada vez mais certo de que o FC Vizela vai disputar a 2ª Divisão Nacional na temporada 2009/10.
O Boavista foi definitivamente, despromovido à II Divisão, após a reunião desta tarde da Comissão Executiva da Liga de clubes. Os axadrezados não conseguiram liquidar a dívida à Liga de cerca de 159 mil euros até à passada sexta-feira, pelo que, a Comissão Executiva deliberou “a despromoção do Boavista ao campeonato imediatamente inferior” e, ainda, “arquivar o procedimento de candidatura aberto”.

De acordo, ainda, com o comunicado da Liga, divulgado ao final da tarde de hoje, a Federação Portuguesa de Futebol vai ser, agora, convidada “a indicar duas equipas de entre as que disputaram a II Divisão Nacional para o preenchimento das duas vagas actualmente existentes na Liga de Honra.

Nesse sentido, e após Fátima e Desportivo de Chaves terem sido promovidos ao segundo escalão profissional, deverão seguir-se Carregado e Penafiel na subida à Vitalis equipas derrotadas na fase final da promoção.
Recorde-se que o calendário da segunda liga foi apresentado com uma vaga por preencher (face às desclassificações de FC Vizela e Gondomar, este também despromovido desportivamente) e outra à condição para o Boavista, depois de o Belenenses ter sido convidado a disputar a liga principal, na sequência de o E. Amadora não ter conseguido cumprir os pressupostos financeiros para os campeonatos profissionais.

Contactado pela Rádio Vizela o vice-presidente José Armando Branco confirmou que o FC Vizela recebeu ao final da tarde um fax da Liga de Clubes, mas que a direcção ainda vai reunir para depois se prenunciar sobre o assunto.
Ainda em relação ao Boavista, no site do clube do Bessa, pode ler-se que o Boavista “desistiu de participar na Liga de Honra de futebol por não reunir as condições financeiras necessárias. Atendendo ao calendário da Liga, torna-se impossível a participação na Liga Vitalis. A entrada no campeonato nacional da II divisão, parecendo traduzir-se num passo atrás, poderá significar, em breve, dar dois à frente”.

Recorde-se que na sequência da descida de divisão do Gondomar e do Vizela, o Boavista, que tinha sido desportivamente despromovido à II Divisão Nacional, foi convidado pela Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional a apresentar a sua candidatura ao segundo escalão português.
Os responsáveis do Boavista sublinham ainda na sua página que os cerca de 150 mil euros exigidos até sexta-feira estiveram “a um passo de ser conseguidos”.

Sem comentários: